Ah! Arte Barroca, história, música e……………………………cocô! Lindo, só que não!

A cidade histórica de Tiradentes, no estado de Minas Gerais, é belíssima. Suas casas coloniais, sua rica culinária, seu agito cultural. Possui a segunda Igreja mais rica em ouro utilizado na ornamentação, trata-se de Igreja Matriz de Santo Antônio, na qual ocorre a apresentação da organista Elisa Freixo, às sextas – feiras à noite; ela toca um órgão do século XVIII que apresenta 630 tubos – é uma riqueza sonora indescritível.

tiradentes

Ruela da Cidade de Tiradentes e sua Arquitetura Histórica

            É um dos grandes cartões postais do Brasil, pena que sua população de cerca de 7551 pessoas (segundo o IBGE) convive com o lançamento direto de esgoto no córrego Santo Antônio. Imagem triste, de cheiro desagradável, que mancha o retrato dessa cidade para os turistas brasileiros e de outros países. Infelizmente, esta é uma realidade frequente nas cidades brasileiras.

         corrego

Córrego Santo Antônio

    Sabe quantos domicílios brasileiros não dispõem de saneamento adequado? Quanto esgoto não tem rede adequada para ser encaminhado para as estações de tratamento? Quantas cidades brasileiras não monitoram a qualidade de suas águas? Quantas cidades não têm planos de saneamento básico?

           pig

O problema é que saneamento não dá voto e o povo nem sempre cobra das autoridades o seu papel

       Bem os dados são alarmantes! 30% das residências brasileiras não dispõem de saneamento adequado. Cerca de 62% do esgoto não encontra rede adequada para ser encaminhado às estações de tratamento de esgoto, ou seja, vão contaminar o ambiente. Aproximadamente metade das cidades Brasileiras não possui sistemas de monitoração da qualidade das águas ou planos de saneamento básico.

Parece que o nosso saneamento básico parou no tempo, assim, como nossas cidades históricas.

Para saber mais, sugerimos os artigos:

62% do esgoto do País ainda tem como destino a natureza:

http://www.cartacapital.com.br/dialogos-capitais/62-do-esgoto-do-pais-ainda-tem-como-destino-a-natureza-8833.html.

Brasil não trata a maior parte do esgoto urbano:

http://www.senado.gov.br/noticias/jornal/emdiscussao/escassez-de-agua/materia.html?materia=brasil-nao-trata-a-maior-parte-do-esgoto-urbano.html

Outro ponto para refletirmos: temos os dois rios que figuram entre os dez mais poluídos do mundo! São: o Rio Tietê, que atravessa a cidade de São Paulo, e o Rio Iguaçu – localizado na cidade de Curitiba.

Assista ao documentário: Entre Rios para entender melhor a situação do Rio Tietê.

https://www.youtube.com/watch?v=Fwh-cZfWNIc

Esta realidade precisa mudar, a falta de tratamento de esgoto está associada à veiculação de uma série de doenças como: cólera, amebíase, giardíase, hepatite A, gastroenterites. Além de provocar a eutrofização que afeta, totalmente, a biodiversidade das águas.

Saiba mais sobre a eutrofização:

http://www.planetabio.com/poluicao.html

A conscientização sobre essa realidade é fundamental para possamos mudar este quadro e mostrar que a cultura de um povo, também, se faz pelo respeito ao meio ambiente.

 

ABS

 

Okuma

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s