Fômites, “eca”! Ops! Você não sabe o que é isso?

Quantas vezes tocamos nosso rosto ao longo do dia (boca, olhos e nariz)? Já viu pessoas se alimentando e mexendo nos celulares? Sabe por que precisamos dar a descarga com a tampa fechada? Por que necessitamos, periodicamente, higienizar as escovas de dente? Bem, todas essas questões estão relacionadas aos fômites que são objetos, estruturas ou substâncias capazes de absorver, reter e dispersar microrganismos, larvas e ovos de parasitas de uma pessoa a outra.

fo
Como tocamos nosso rosto de duas a três vezes por minuto. Ao longo de um dia são aproximadamente três mil toques, ou seja, situações nas quais fômites podem ser transportados à boca, ao nariz e aos olhos, e, assim, os microrganismos e parasitas tem acesso ao nosso organismo, podendo desencadear doenças graves, por exemplo, cólera, gastroenterites, diarréias, gripes. Veja o quanto de caca é espalhada por um simples espirro http://www.youtube.com/watch?v=z4uhZo54ls0
As pessoas não deixam os sapatos em cima da mesa durante as refeições, certo? Além da falta de educação, é uma tremenda falta de higiene, mas não é raro vermos pessoas com os seus celulares à mesa! Imagina se soubessem que os celulares têm duas vezes mais bactérias que a sola de um sapato. Pois é, não é nada saudável mexer nos celulares durante a refeição. Por isso, eles precisam ser limpos, frequentemente, com álcool isopropílico, isso vale também para tablets e i-pads. Saiba mais sobre a contaminação dos celulares na reportagem: https://www.youtube.com/watch?v=Pj2NP5ZAzzI.
Já dar a descarga com a tampa a aberta cria uma dispersão de material fecal que pode ficar em suspensão no ar até por duas horas contaminando os objetos encontrados no banheiro. Aliás, e, por isso, também que não se recomenda deixar as escovas de dente próximas às pias do banheiro que, em geral, ficam ao lado do vaso sanitário. Vamos guardar nossas escovas de dente em um local seguro?
Outra medida importante é higienizar, ao menos uma vez por semana, as escovas de dente.  Como podemos fazer isso? Basta mergulhar a escova de dente em antisséptico bucal por cerca de dez minutos, ou em água fervente pelo mesmo intervalo de tempo. Finalmente, precisamos lavar constantemente as mãos para impedir que os fômites nos contaminem, outra saída e ter sempre em mãos pequenos frascos de álcool gel. Que tal reforçarmos nossas idéias sobre o assunto assistindo ao documentário Contágio, trata-se de uma verdadeira Aula de Microbiologia e de Epidemiologia!

 

ABS

 

OKUMA

Anúncios

Um comentário sobre “Fômites, “eca”! Ops! Você não sabe o que é isso?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s